• Coletivo Paralelas

Glossário geral - um tira-teima do dia-a-dia

Atualizado: Jul 5


Cá estamos nós! Retornando, após longas férias. Afinal, quem é que não merece um bom descanso, né? Mas, ao contrário do Coletivo Paralelas, o mundo não tirou nem uma folguinha nesses últimos meses. Ao mesmo tempo em que descansávamos nossas cabeças, continuamos a ser bombardeados diariamente com informações sobre a pandemia, sobre o BBB e sobre o nosso cenário político atual.


As notícias que rodaram os diversos veículos de comunicação vieram acompanhadas de algumas palavras-chave - que se repetiram de forma constante - e que foram sendo adicionadas ao nosso vocabulário quase que instantaneamente. Por se tratar, muitas vezes, de um politiquês um tanto quanto complexo (e nada empolgante, vamos combinar), acabamos por não compreender seus significados inteiramente.


O idioma sempre foi um caminho em comum para àqueles que compartilham de um mesmo lugar de origem. Sua função, é claro – entre outras importantíssimas - é promover a consonância em aspectos comuns e complexos do cotidiano. Sem ele, tudo é confusão, papo sem método, embaraço.


(Viu só? Parágrafo difícil de entender, né? Em bom português – abusando do exercício da liberdade - o que queríamos dizer era que o idioma é uma de nossas principais formas de comunicação. E que sem ele não há entendimento, troca, diálogo. Comunicação é estrada de mão dupla, não funciona sozinha).


Em uma conversa, um texto, um programa, se uma pessoa não entende o que estamos dizendo, é nossa obrigação moldar uma alternativa de comunicação, certo? Mais simples, direta, popular. Não porque a pessoa é incapaz, menos inteligente, apenas porque aquela expressão pode não pertencer ao seu dia-a-dia.


Quão bom seria se pudéssemos simplificar e democratizar essas palavras... Quem sabe juntá-las em um glossário geral, criando um tira-teima do dia a dia, né?


Por essas razões, nas próximas semanas iremos nos dedicar a isso: trazer como conteúdo o significado de palavras muito usadas na rotina dos/as brasileiros/as, mas que ainda causam estranhamento e dificuldade de compreensão (também para nós).


Já aconteceu de você estar lendo uma notícia e ter tantos termos específicos que você precisa abrir uma nova guia no Google e caçar os significados? Pois então, com nosso glossário geral vamos rever essas palavrinhas e tentar fixar os conceitos de forma simples.


Acompanhe nossas próximas postagens nas redes sociais e, claro, sinta-se muito bem-vinda/o para sugerir termos, abreviaturas e expressões. Amanhã, quinta-feira, você já confere a primeira postagem dessa série especial.


Ah, inscreva-se na nossa lista de transmissão para receber nossas próximas atualizações. É só mandar um "oi" para (35) 98402-7573. Não é grupo e você não vai receber muitas mensagens, a gente promete! Nos vemos por aí!


Facebook | Instagram

Coletivo Paralelas

14 visualizações0 comentário