• Ana Carolina Branco

Ferramentas úteis para quem quer se informar, mas tem pouco tempo livre

Atualizado: 24 de Mai de 2019

Quantas vezes você já começou a semana com a sensação de estar desinformada/o? Especialmente nos dias atuais, onde a criação de conteúdo se reproduz num ritmo maior do que qualquer ser humano consegue consumir. É comum bater alguma forma de autocobrança pelos assuntos que não dominamos, os livros que deixamos de ler, a série que não está em dia e até o álbum novo do artista preferido.


Uma parte esmagadora da população brasileira se desdobra entre trabalhar/estudar/gerir um lar. O "tempo livre" é escasso e não tão livre assim. Nas poucas horas ou minutos que restam de um dia, é necessário priorizar quais informações acessar.



#Enxergandocompalavras: pessoa sentada em cadeira, mexendo no celular.

Para quem se interessa por política e tenta acompanhar a rotina diária do Brasil nesse campo, o desafio é ainda maior. Parece que um dia longe das redes sociais e portais de notícias já é o suficiente para perder uma decisão importante, uma fala polêmica, uma crise e um protesto.


Mas calma, o objetivo desse texto não é fazer ninguém se sentir impotente! Justamente para nos ajudar, algumas ferramentas e aplicativos se propõem a sintetizar conteúdos e entregar um resumo do que consideram os acontecidos mais importantes. Dessa forma, em poucos minutos, compartilham informações diretas, valiosas e dignas de serem absorvidas.


Na pequena lista abaixo, indico algumas ferramentas justamente com essa proposta. Confira:


________________________


Poder do Voto

O Poder do Voto é um aplicativo pensado para aproximar o Congresso Nacional de todas e todos os brasileiros. Por meio dele, você acompanha as leis que estão em votação, conhece a opinião de diferentes entidades sobre a aprovação ou não e, ainda, pode seguir políticos de seu interesse para verificar como cada um está votando. O mais legal é que você recebe notificações sobre as votações próximas e o progressos de cada uma. Assim, com o acompanhamento do povo, nenhuma lei pode ser aprovada na surdina ou nenhuma proposta cair no esquecimento.

Link para acessar/baixar o aplicativo: https://www.poderdovoto.org/


Meio

O Meio é um boletim informativo, que sai de segunda a sexta-feira e chega de manhã cedo ao seu e-mail. A proposta é que a leitura demore menos de oito minutos. Dividido em blocos, o boletim faz uma seleção das notícias essenciais do dia, de forma concisa. Da política ao que estreia no Netflix. Basta inscrever seu e-mail e você já passa a receber as atualizações.

Link para se cadastrar: https://www.canalmeio.com.br/


Brasil Real Oficial

Com a curadoria de Breno Costa, o boletim Brasil Real Oficial tem como missão divulgar, toda sexta-feira, os principais atos do governo, publicados no Diário Oficial da União. Breno traz essas informações em uma linguagem mais acessível e com análises sobre os impactos das ações. Vale a pena assinar, se você quer acompanhar as canetadas que tanto interferem na nossa vida.

Link para se inscrever: https://brenocosta.substack.com/


Aos Fatos

Um dos principais do país em sua área, o Aos Fatos se propõe a checar a veracidade de declarações, notícias, discursos e toda forma de conteúdo compartilhável. Por meio do WhatsApp, você pode se inscrever para receber checagens diárias. Assinando o Aos Fatos, ninguém tem mais desculpa para compartilhar fake news por aí.

Link com as informações para receber o conteúdo: https://aosfatos.org/noticias/aos-fatos-agora-esta-no-whatsapp-veja-como-usar/


Durma com essa

O Durma com essa é um podcast do Nexo, um jornal digital que tem como premissa trazer contexto às notícias e ampliar o acesso a dados. Em meio a tantos podcasts, em minha opinião, esse é um que vale a pena tirar um tempinho diário para escutar. Além dos episódios serem curtíssimos, cerca de 10 minutos, apresentam uma reflexão sobre o assunto, geralmente, mais comentado do dia ou sobre aquilo que deveria estar em pauta.

Link para saber onde ouvir o podcast: https://www.nexojornal.com.br/podcast/durma-com-essa/


Site da Câmara Municipal de Poços de Caldas

Embora essa não seja uma ferramenta e não se enquadre em um conteúdo acessado em poucos minutos, acredito que deveria ser o canal mais importante para quem quer se informar sobre a realidade da própria cidade. O site da Câmara é onde se registra tudo que é discutido oficialmente, seja em plenárias, audiências, projetos de lei e afins. Mesmo que você não consiga acompanhar as discussões de perto, frequentando a Câmara de alguma forma, acessando o site uma vez ou outra na semana, você já consegue se informar sobre o trabalho de cada vereador/a e quais tem sido as prioridades do município. Assim, você verifica se a pessoa que você estou votou está condizendo com suas expectativas, pode cobrar, criticar, sugerir e repensar sua escolhas para as próximas eleições.

Link para acessar o site: https://www.pocosdecaldas.mg.leg.br/


________________________



É importante ressaltar que acompanhar o conteúdo dessas ferramentas não significa que elas são as mais completas do universo, que você não deve se informar por outras fontes e que ainda não seja muito válido assistir documentários, ler impressos e afins. Acredito no poder dessas indicações como uma forma de aproximar política e povo, macro e micro, futuro e cotidiano. Mas, cada um pode e deve selecionar aquilo que se encaixa melhor na sua rotina e o que deve ser descartado.



Ahh, e se você conhece algum outro site que poderia entrar nessa lista, deixe aqui sua sugestão. Boas iniciativas, sejam nacionais ou locais, sempre terão espaço no Paralelas!



Ana Carolina Branco é publicitária na vida de gente adulta. Como vegana e feminista, sonha e luta por um mundo melhor, livre de todas as formas de opressão. É uma otimista incurável e amante de boas prosas.


17 visualizações

© 2019 por Coletivo Paralelas. Poços de Caldas - MG.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon