• Coletivo Paralelas

As dez principais propostas de Geraldo Cirilo Laier (Podemos)

Atualizado: Nov 18

As eleições municipais estão cada vez mais próximas e, você já parou para pensar na importância disso? A maior parte das ações que nos influenciam são desenvolvidas nos municípios, onde o cotidiano acontece. A escolha de gestores públicos determinará o quão bom será nossa qualidade de vida. Como forma de colaborar nesse processo, estamos produzindo uma série especial sobre os/a candidatos/a a prefeito/a para a cidade de Poços de Caldas, onde apresentaremos cada uma das 9 opções para o cargo.


Esse é o quarto texto da série, em que elencamos as dez principais proposições de cada candidato/a. Os textos continuarão a ser lançados em ordem alfabética e é importante frisar que todas as informações foram extraídas do plano de governo oficial do candidato/a, que pode ser consultado em sua versão integral, ao final de cada texto.


Disputam a eleição para prefeito/a: Eduardo Junqueira Dias (PDT), Eloisio do Carmo Lourenço (PSB), Ércules Berlini Tassinari (PTB), Flávio Henrique Faria (REDE), Geraldo Laier (Podemos), Geraldo Thadeu (Republicanos), João Alexandre (Solidariedade), Sérgio Azevedo (PSDB) e Yula Merola (Cidadania).

Geraldo Cirilo Laier é candidato pelo Podemos (Pode). O partido é presidido por Renata Abreu e, conta atualmente, com a representação de 9 senadores, 11 deputados federais e 26 deputados estaduais. O candidato a vice na chapa é o empresário Artêmio Leite.


Geraldo Laier possui 71 anos e está na política de Poços desde 1992. O candidato foi funcionário do Departamento de Construção da Alcoa por 12 anos e meio, onde ficou até a sua aposentadoria. Esta será a primeira vez que concorre a um cargo público.


A chapa, será pura e sem coligação, e tem o slogan “Juntos podemos recuperar nossa cidade”. Durante a oficialização da candidatura, Laier ressaltou a importância da redução salarial dos agentes públicos do município: “A minha proposta é fazer a lei de iniciativa popular que determina o salário dos agentes públicos da cidade. Assim vou reduzir o salário do prefeito de R$ 29 mil para R$ 15 mil, isso é a parte mais importante de tudo, porque se você não mexe no salário do prefeito, você não consegue mexer na folha salarial de Poços de Caldas. ”


O plano de governo de Laier possui 8 páginas e possui três tópicos como prioridades: emprego, educação e saúde. Abaixo, elencamos as 10 principais propostas do plano:


1) Na Geração de Empregos, criar uma agencia municipal de fomento, para atrair novos investimentos, coordenando órgãos que possuam ação no município, com a finalidade de facilitar e incentivar o novo empreendedor. A partir dessa iniciativa a meta é a criação de 7000 novos postos de trabalho em quatro anos.


2) Na Educação, iniciar uma ampla discussão sobre a ação da Secretaria Municipal de Educação (SME), fortalecendo institucionalmente a sua estrutura, para que ela se mantenha em pleno funcionamento durante todos os anos da administração. Além disso, promover debates sobre as condições das escolas, os métodos de ensino e sistemas eficazes de avaliação.


3) Na Mobilidade, dar ênfase à conclusão do plano de mobilidade urbana, trazendo soluções a questão da concessão municipal de transporte coletivo. Dessa forma, reestruturar a política pública dos transportes já existentes.


4) Na Segurança Pública, implantar sistemas de câmeras interligadas em todo o município, formando uma cerca eletrônica, distribuída nos pontos mais sensíveis.


5) Na Saúde, melhorar a rede de cobertura dos PSFs, redistribuindo suas áreas de abrangência, bem como, a construção de novos postos; realocar a base do SAMU, para uma maior agilidade nos atendimentos.


6) No Meio Ambiente, utilizar a plataforma Cidades Sustentáveis, ofertando equipamentos urbanos e comunitários, transporte e serviços públicos adequados aos interesses da população; solucionar a questão do aterro sanitário e continuar a incentivar a coleta seletiva com novos pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis.


7) No Turismo, propor a criação da Autarquia Municipal de Turismo, com uma gestão moderna e enxuta. Caberá a essa Autarquia a manutenção e gerenciamento dos pontos turísticos existentes e planejamento de novos atrativos; fomentar o turismo rural, de aventura e o ecoturismo.


8) Na Cultura, serão criadas políticas públicas baseadas nas tradições culturais locais, abrangendo as artes plásticas, cênicas, arte popular, artesanato e outros. Serão realizadas parcerias público-privadas com a finalidade de cuidar dos espaços públicos relacionados à cultura, esporte e lazer.


9) Na Promoção Social, dar ênfase na construção de moradias pelo programa “minha casa, minha vida” e implementar mais dois pontos de alimentação pelo restaurante popular, na Zona Leste e na Zona Sul.


10) No Planejamento, concluir a revisão do Plano Diretor, apresenta-lo e aprova-lo o mais rápido o possível; realizar uma reforma administrativa, simplificando e desburocratizando os procedimentos administrativos, com o objetivo de reduzir altos custos financeiros com a folha salarial de servidores e outros gastos.

__________________________________________________________________________________


O plano de governo de Geraldo Laier, na íntegra, pode ser acessado clicando aqui.


Outras fontes consultadas:

Site oficial Podemos

G1 Sul de Minas


Inscreva-se na lista do Paralelas para receber nosso conteúdo:

http://bit.ly/coletivo-paralelas

© 2019 por Coletivo Paralelas. Poços de Caldas - MG.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon