• Coletivo Paralelas

As dez principais propostas de Eloisio do Carmo Lourenço (PSB)

Atualizado: Nov 18

Exercer a sua cidadania é escolher bem quem vai governar o lugar em que você mora. As eleições estão se aproximando e, como forma de colaborar nesse processo, iremos fazer uma série especial sobre os/a candidatos/a a prefeito/a para a cidade de Poços de Caldas.


Apresentaremos as 9 opções para o cargo, elencando as dez principais proposições de cada. Os textos serão lançados em ordem alfabética e é importante frisar que todas as informações foram extraídas do plano de governo oficial do candidato/a, que pode ser consultado em sua versão integral ao final de cada texto.


Disputam a eleição para prefeito/a: Eduardo Junqueira Dias (PDT), Eloisio do Carmo Lourenço (PSB), Ércules Berlini Tassinari (PTB), Flávio Henrique Faria (REDE), Geraldo Laier (Podemos), Geraldo Thadeu (Republicanos), João Alexandre (Solidariedade), Sérgio Azevedo (PSDB) e Yula Merola (Cidadania).

Eloisio do Carmo Lourenço é candidato pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). O partido tem como presidente Carlos Siqueira e, entre os seus maiores nomes, o ex-governador Eduardo Campos, que faleceu em um acidente de avião em 2014. O PSB obteve, em 2016, a terceira maior votação do país, elegendo 418 prefeitos e 3.637 vereadores pelo Brasil.


Eloisio tem 52 anos e já foi Prefeito de Poços de Caldas na administração 2013-2016. É dentista formado pela Unifal. João Gabriel Pinheiro Chagas, também do PSB, será o seu vice na chapa. Em seu Facebook, o ex-prefeito destaca que "garantir os direitos básicos de toda a população continua sendo sua prioridade."


O plano de governo de Eloisio Lourenço possui 22 páginas e conta com o slogan "4 passos para um Poços de todos - Povo com emprego e saúde". As principais proposições estão divididas em temas: 1 - De volta ao topo; 2 - Saúde: gente cuidando da gente; 3 - Poços de Caldas mais feliz e 4 - Gestão é para cuidar.


No passo 1 (De volta ao topo), Eloisio propõe:


- Criação do Polo Tecnológico de Poços de Caldas, aproximando indústrias e instituições de ensino locais e um Mini Distrito Industrial do Marco Divisório, aproveitando os potenciais da região, como localização e facilidade de escoamento da produção e;


- Incentivo da expansão da agricultura familiar no município, construindo uma ponte facilitadora entre o pequeno agricultor e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), além de fortalecer a comercialização direta entre o pequeno produtor rural e o consumidor.


No passo 2 (Saúde: gente cuidando da gente), ganham destaque propostas como:


- Modernização do sistema de prontuário eletrônico na rede municipal para um atendimento mais eficiente nas unidades de saúde, bem como a ampliação das especialidades médicas;


- Retomada das tratativas com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para implantar uma farmácia especializada para disponibilização de medicamentos de alto custo e;


- Criação do Fórum de Proteção Animal, um espaço permanente de escuta, fala e de discussão com participação de protetores e Governo.


Eloísio sugere, no terceiro passo (Poços de Caldas mais feliz), ações como:


- Implantação da Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica, além da construção de dois novos Centros de Educação Infantil, na Zona Leste e na Zona Sul;


- Elaboração do Plano Municipal de Promoção do Envelhecimento Saudável e Ativo, que deverá contemplar espaços de convivência e atendimento por equipe multidisciplinar (educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e voluntários) e;

- Discussão de um projeto para a construção de um novo teatro e a busca por parcerias para a completa reforma do Espaço Cultura da Urca.


No passo 4 (Gestão para cuidar), são ideias da gestão Eloisio-João Chagas:


- Implantação da Fidelidade Tributária – que consiste na iniciativa de reduzir um determinado percentual do valor cobrado dos contribuintes que mantiverem seus pagamentos rigorosamente em dia do IPTU e;


- Acompanhamento da execução de todas as Despesas com o objetivo de promover a racionalização e o controle de gastos públicos.


Quer saber mais do candidato Eloisio Lourenço? O plano de governo, na íntegra, pode ser acessado clicando aqui.


Outras fontes consultadas:

Facebook oficial Eloisio Lourenço

Site oficial PSB


Inscreva-se na lista do Paralelas para receber nosso conteúdo:

http://bit.ly/coletivo-paralelas

© 2019 por Coletivo Paralelas. Poços de Caldas - MG.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon