• Coletivo Paralelas

As dez principais propostas de Eduardo Junqueira Dias (PDT)

Atualizado: 18 de Nov de 2020

O voto eleitoral ainda é uma ferramenta muito importante para exercer a democracia. As eleições estão se aproximando e, como forma de colaborar nesse processo, iremos fazer uma série especial sobre os/a candidatos/a a prefeito/a para a cidade de Poços de Caldas.


Apresentaremos as 9 opções para o cargo, elencando as dez principais proposições de cada. Os textos serão lançados em ordem alfabética e é importante frisar que as informações foram extraídas a partir do plano de governo oficial do candidato/a, que pode ser consultado em sua versão integral ao final de cada texto.


Disputam a eleição para prefeito/a: Eduardo Junqueira Dias (PDT), Eloisio do Carmo Lourenço (PSB), Ércules Berlini Tassinari (PTB), Flávio Henrique Faria (REDE), Geraldo Laier (Podemos), Geraldo Thadeu (Republicanos), João Alexandre (Solidariedade), Sérgio Azevedo (PSDB) e Yula Merola (Cidadania).





Eduardo Junqueira Dias é candidato pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista). O partido tem como presidente Carlos Lupi e, entre um dos vice-presidentes, Ciro Gomes. Eduardo tem 25 anos, concorre pela primeira vez a um cargo público e Vinícius Gadbem será vice na sua chapa. Em seu site oficial, se define como "um jovem que quer contribuir com a política".


O plano de governo de Eduardo Junqueira possui 30 páginas e conta com o slogan "Poços: o futuro é agora!". O plano se divide em três eixos, denominados: administração sustentável, bem-estar social como prioridade e desenvolvimento e governança em rede.


Dentro do primeiro eixo, destacam-se:


1) Rever despesas com pessoal, tomando ações como revisar os processos em todas as secretarias no intuito de reduzir o pagamento de horas extras e adicionais; suspender a compra de férias dos empregados e reduzir as horas extras;


2) Dar atenção aos tributos, com ações como negociar pontualmente com os maiores devedores cadastrados na dívida ativa do município e reformar o código tributário municipal


3) Modernizar processos, por meio de parcerias com Instituições de Ensino para avaliação da melhor solução tecnológica a ser implantada para digitalização do município.


Dentro do segundo eixo, elencam-se propostas para a educação, saúde, assistência social e habitação, turismo, cultura, esporte, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, segurança pública e defesa dos animais. Com destaque para:


4) Na educação, assegurar espaços de formação continuada aos profissionais da Educação e valorizar os mesmos com os recursos necessários;


5) Na saúde, garantir o princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde, com ações como aprimorar a política de atenção básica e sua integração com a atenção especializada, incluindo o apoio ao diagnóstico, a atenção de urgência e emergência e a assistência hospitalar;


6) No turismo, coletar, organizar e gerir os dados relevantes ao planejamento do turismo na cidade, bem como, elaborar um Plano de Desenvolvimento Municipal do Turismo, além de fomentar mais rotas turísticas;


7) Na cultura, pretende-se apoiar a revisão do Plano Municipal de Cultura de Poços de Caldas em 2021 e convidar a população para a discussão sobre entretenimento e cultura;


8) Na segurança, promover por meio da implementação de um Plano Municipal de Segurança Pública, a atuação mais sinérgica entre as forças de segurança (Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal).


Por fim, dentro do terceiro eixo, de desenvolvimento e governança em rede destacam-se:


9) Criar uma Agência de Desenvolvimento com participação da sociedade civil/iniciativa privada;


10) Criar um equipamento de representação, inicialmente terceirizado, em São Paulo, que vise a prospecção de oportunidades de negócio com as empresas locais e novos investimentos.


O plano de governo, na íntegra, pode ser acessado clicando aqui.


Outras fontes consultadas:

Site oficial de Eduardo Junqueira Dias

G1 Sul de Minas

48 visualizações0 comentário