• Daniel Chagas

A tradicional luta da Festa de São Benedito

Se você vive em Poços de Caldas, com certeza conhece a tão aclamada Festa de São Benedito que, repleta de doces, caldos e outras comidas tradicionais faz de maio um dos melhores períodos pra se estar na cidade. Mas você conhece a história da festa?


Ainda no século XIX, o Coronel Agostinho Loiola Junqueira, fundador da cidade e devoto de São Benedito, comemorava seu aniversário no dia 13 de maio e era conhecido por promover uma grande festa na cidade todos os anos. Foi quando Herculano Cintra, um ex-escravo, conhecido por “tio Herculano”, uniu a já famosa festa a uma procissão dedicada ao santo e deu inicio à construção da capela, onde hoje se encontra a matriz da Poços de Caldas.

São Benedito e sua festa possuem desde então uma história marcada por preconceito e resistências. A transferência da capela da praça principal para o local no qual se encontra a igreja atualmente se deu por conta de uma questão racial, na busca de afastar a população negra da área central da cidade, onde havia sua concentração por conta da tradição da festa.

A fotógrafa poçoscaldense Giulianne Martins produziu um documentário a respeito da celebração e de como algumas tradições têm sido abandonadas com o passar do tempo. O documentário, intitulado “Festa de São Benedito e a marginalização de sua própria raiz” traz depoimentos de pessoas diretamente afetadas por essa marginalização de uma série de tradições, em especial a congada e a venda de comidas típicas, antes feita quase que exclusivamente por produtores independentes, que agora se encontram literalmente às margens da festa e, ainda, sob risco de serem impedidos de trabalhar.

O filme nos apresenta de maneira extremamente sensível estas histórias e nos mostra o quanto estes personagens se dedicam na construção da festa e o quanto são responsáveis pelo seu sucesso, ainda que não recebam a atenção devida, como enfatizam em suas falas.

A proposta, tanto do documentário, quanto do texto é de trazer um protagonismo às pessoas que o merecem, afinal desde a primeira edição da festa, no modelo como conhecemos, vemos um movimento popular de luta pelo prevalecimento de uma cultura, que mesmo após tanto tempo ainda é necessário para que esta perdure.

Quer saber de onde tirei isso? Aqui embaixo vou deixar algumas das minhas consultas e referências: Descubra Poços - Festa de São Benedito Poços Com - Um pouco da história de São Benedito A Festa de São Benedito em Poços de Caldas/MG: Perspectivas Históricas


Daniel é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas - Poços de Caldas, aspirante a fotógrafo e editor de vídeos. Não assiste, lê ou ouve nem metade das coisas que gostaria, deseja muito ajudar a construir um mundo melhor e segue tentando.

21 visualizações

© 2019 por Coletivo Paralelas. Poços de Caldas - MG.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon